Atendimento Psicológico Online

03/04/2020 10:42

As exigências de isolamento social impostas pela necessidade de se evitar a propagação rápida do novo coronavírus têm impactos inegáveis sobre a saúde mental. A busca de um profissional de psicologia é um recurso importante para enfrentar os agravos decorrentes desta condição. Em consonância com a recomendação da Organização Mundial de Saúde, o Conselho Federal de Psicologia recomenda que todas atividades realizadas por psicólogos ocorra em modalidade à distância (por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs), evitando a exposição de usuários e profissionais à transmissão do vírus [1].

O atendimento à distância por TICs, porém, é inadequado em situações de envolvam urgências e emergências psicológicas [2]. Nesses casos, é importante que o atendimento possa acontecer de forma presencial, garantindo a qualidade do acolhimento e o encaminhamento adequado, de acordo com a gravidade da situação. Por esse motivo, o SAPSI não está oferecendo seu serviço de Plantão para Urgências Psicológicas em modalidade à distância

Situações de urgência e emergência requerem atenção imediata e apresentam risco de danos graves à saúde ou à própria vida. São algumas situações de emergência e urgência psicológica:

  • Ideações suicidas intensas, com planejamento ou tentativa prévia;
  • Crises psicóticas com ou sem alucinações, delírios ou alterações bruscas do comportamento;
  • Crises de ansiedade aguda que dificultem a ação;
  • Experiência de situações de abuso e violência ou outra situação traumática.

Casos de urgência e emergência podem recorrer ao Centro de Atenção Psicossocial Ponta do Coral, em Florianópolis, que está focando sua atuação no atendimento de situações de crise (Telefone: (48) 3228-5074). Outra alternativa é buscar o Centro de Saúde de referência, que poderá realizar o atendimento e encaminhamentos pertinentes.

Informamos ainda que, no período em que o SAPSI estiver fechado (sem possibilidade de atendimento presencial), os atendimentos psicológicos oferecidos em modalidade à distância serão pontuais, de apoio psicológico e oferecidos prioritariamente aos usuários já vinculados ao serviço (pois estamos com quadro reduzido de psicólogos). A solicitação para esta modalidade de atendimento pode ser feita através do e-mail do serviço (sapsi@contato.ufsc.br).

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.

Gestão SAPSI

[1]Coronavírus: CFP recomenda suspensão imediata das atividades presenciais realizadas por Psicólogas(os)

[2]Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line