Atendimento Psicológico Online

03/04/2020 10:42

As exigências de isolamento social impostas pela necessidade de se evitar a propagação rápida do novo coronavírus têm impactos inegáveis sobre a saúde mental. A busca de um profissional de psicologia é um recurso importante para enfrentar os agravos decorrentes desta condição. Em consonância com a recomendação da Organização Mundial de Saúde, o Conselho Federal de Psicologia recomenda que todas atividades realizadas por psicólogos ocorra em modalidade à distância (por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs), evitando a exposição de usuários e profissionais à transmissão do vírus [1].

Apesar de o Conselho Federal de Psicologia entender que o atendimento à distância por TICs é inadequado em situações de envolvam urgências e emergências psicológicas [2], houve uma flexibilização para ampliar a possibilidade de ação dos psicólogos durante a pandemia [3]. Por esse motivo, o SAPSI estará oferecendo o serviço de Plantão de Atendimento Psicológico em modalidade não-presencial.

Esse serviço é oferecido à comunidade interna à UFSC (alunos, servidores docentes e técnicos-administrativos) e pessoas da comunidade externa à UFSC (moradores de Florianópolis ou de outras cidades de Santa Catarina). A solicitação para esta modalidade de atendimento pode ser feita através do e-mail do serviço (sapsi@contato.ufsc.br).

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.

Gestão SAPSI

[1] Coronavírus: CFP recomenda suspensão imediata das atividades presenciais realizadas por Psicólogas(os)

[2] Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line

[3] Resolução 4/CFP/2020

Última atualização: 15/03/2021