Acolhimento Psicológico

O Acolhimento Psicológico é um serviço de atendimento em sessão única que oferece uma escuta qualificada com menor tempo de espera. É destinado às pessoas da comunidade interna e externa da UFSC que estejam passando por momento de sofrimento psicológico, mas cujo quadro não seja urgente ou emergencial. Através de uma escuta atenta e empática, a pessoa tem a oportunidade de relatar seu sofrimento, elaborá-lo e identificar recursos e estratégias para lidar com a situação. Após identificar e avaliar a demanda do paciente, e considerando também os recursos e estratégias de enfrentamento, são discutidas propostas de encaminhamento de acordo com as especificidades de cada caso.

Veja abaixo as opções de atendimentos de acolhimento psicológico disponíveis no momento:


ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO GERAL

 

Oferecido a pessoas com 16 anos ou mais, o Acolhimento Psicológico Geral acontece de modo presencial e em sessão única, podendo ser agendado retorno caso o profissional identifique essa necessidade. O acolhimento é realizado pelos estagiários e extensionistas supervisionados pela equipe de Psicologia do SAPSI.

A cada mês, serão disponibilizadas vagas de acordo com a capacidade de atendimento do serviço. Após o preenchimento delas, as inscrições serão fechadas e reabertas no mês seguinte ou quando a lista de espera for finalizada.

Para o mês de setembro de 2022, serão disponibilizadas 50 vagas.

Se você deseja solicitar acolhimento,  preencha a ficha deste link.

Após a conclusão do cadastro, e assim que possível, a equipe de Psicologia entrará em contato por e-mail para prestar as demais orientações e efetuar o agendamento da sessão.

Informamos que o prazo de resposta ao e-mail de agendamento da equipe de Psicologia é de 3 dias úteis. Em caso de ausência de resposta no prazo estabelecido, a solicitação será considerada encerrada. Deste modo, recomendamos verificar as caixas de spam, lixo eletrônico e afins.

Nosso atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h e exclusivamente de forma presencial e gratuita.

Caso seu interesse seja em realizar psicoterapia, segue relação de outras clínicas que atendem gratuitamente ou a custo social: Clínicas Sociais.

 


ACOLHIMENTO AO LUTO

 

Acolhimento ao Luto  é uma atividade de apoio psicológico individual ou grupal destinado à pessoas que estejam lidando com uma perda por morte recente ou não. O nosso atendimento abrange enlutados que se encontram em diversas idades (infância, adolescências, vida adulta ou velhice) e também àquelas pessoas que desejam ajudar alguém que está de luto, como professores, amigos, colegas, familiares, entre outros.

Esta atividade ocorre presencialmente no Serviço de Atenção Psicológica  (SAPSI) – UFSC e é conduzida por estagiários e extensionistas supervisionados pela Profa. Dra. Ivânia J. Luna – CRP 12/02545.

Consulte o nosso site www.lappsilu.ufsc.br para encontrar mais informações sobre as nossas atividades de acolhimento ao luto.

Se você deseja participar de um atendimento de apoio ao luto,  preencha a ficha deste link.