Acolhimento Psicológico Online

A palavra acolhimento está relacionada ao ato de oferecer atenção e consideração. No SAPSI, acolher significa receber as pessoas que procuram o serviço com disponibilidade para escutar, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expressado, e encontrar, em conjunto, encaminhamentos para auxiliar no seu tratamento.

O Acolhimento Psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no momento em que precisa.  O acolhimento oferece uma escuta atenta e empática, criando condições para que o sofrimento seja relatado e elaborado. Também busca auxiliar na identificação de recursos que possam ser mobilizados em favor do bem-estar do paciente, mantendo a consciência de suas possibilidades e limites. 

Após identificar e avaliar a demanda que traz o paciente para o acolhimento, e tendo dialogado sobre os recursos e estratégias de enfrentamento que possam auxiliar no curto prazo, são discutidas propostas de encaminhamento para manutenção do tratamento, de acordo com as especificidades de cada caso.

Público-alvo

Adolescentes e adultos que estejam passando por momento de intenso sofrimento psicológico, mas cujo quadro não seja urgente ou emergencial. O Acolhimento é oferecido à comunidade interna à UFSC e externa (moradores do estado de Santa Catarina).

Como funciona

O Acolhimento Psicológico é um atendimento de sessão única, mas é possível o agendamento de retornos, caso o profissional identifique essa necessidade. O atendimento é agendado de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e ocorre exclusivamente online, por plataformas de videoconferência. 

Como participar 

Para participar é necessário o envio de solicitação de atendimento para o e-mail sapsi@contato.ufsc.br e o preenchimento de ficha de inscrição online, enviada para o interessado no atendimento após o contato inicial por email. 

Não serão aceitas solicitações em nome de terceiros.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, o agendamento do atendimento é efetuado em até 10 dias úteis.