Psicoterapia Online

Psicoterapia é um processo de aplicação de um conjunto de práticas clínicas, baseadas na interação interpessoal contínua e regular entre psicoterapeuta e paciente, que visa reduzir sintomas psicopatológicos, aumentar o bem-estar e/ou ampliar a compreensão de si mesmo.

Apesar de existirem diversas modalidades de psicoterapia, de acordo com a abordagem teórica de formação do terapeuta, elas costumam se pautar em alguns princípios comuns: 

  • Baseiam-se em princípios psicológicos de sua teoria de referência;
  • Têm sua prática pautada na interação constante entre um profissional treinado e um usuário interessado em lidar com uma psicopatologia, queixa ou sofrimento;
  • Propõem-se como um tratamento para amenizar o mal-estar que levou à demanda de atendimento;
  • São adaptadas para atender as singularidades de cada usuário.

Como funciona

A psicoterapia costuma ocorrer por meio de encontros de periodicidade semanal ou quinzenal, com o(s) mesmo(s) terapeuta(s), e tem duração média de seis meses a um ano. Além da psicoterapia individual com adultos, adolescentes ou crianças, há também a psicoterapia familiar (em que membros da mesma família participam juntos do processo psicoterapêutico) e a psicoterapia de casal.

Como participar 

Em virtude da pandemia, os serviços de Atendimento Psicoterápico para adultos ocorrem a partir de encaminhamentos do Acolhimento Psicológico, conforme vagas disponíveis na fila de espera do serviço. As vagas para atendimento são dimensionadas de acordo com a disponibilidade da equipe de atendimento, sendo os indivíduos contatados nas semanas subsequentes para iniciar a psicoterapia.